Pastoreando o Coração da criança I - Chegando ao Âmago do Comportamento

 

 

Definição

A escritura ensina que o coração é o centro de controle da vida. A vida de uma pessoa reflete o que está no seu coração é por esse motivo que as escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”

O significado

A figura a seguir ilustra bem o que o texto quer dizer mostrando que o coração é a fonte da qual emanam as realizações da vida. Esse assunto é também tema de outras passagens das escrituras mostrando que o comportamento de uma pessoa é a expressão do fluir do coração.

                    

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esse males vem de dentro e tornam o homem impuro. Marcos 7:21-22

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração. Lucas 6:45

Essas passagens são instrutivas na tarefa de “criar filhos”, pois ensinam que a questão básica não é o comportamento. A questão básica é sempre o que está acontecendo no coração.

Frequentemente nos desviamos ao tratar do comportamento, a razão é bem simples. A maneira de agir da criança o irrita e, portanto, chama a sua atenção tornando-se seu foco. Você imagina que fez a correção necessária, quando mudou um comportamento inaceitável por uma conduta aprovada e digna de apreciação, mas qual é o problema? O problema é que as necessidades da criança são muito mais profundas do que seu comportamento impróprio, assim uma mudança de comportamento que na vem de uma mudança de coração é CONDENÁVEL.

O que você precisa fazer então em termos de disciplina e correção? Deve requerer um comportamento apropriado. Deus exige isso, porém, você não pode satisfazer-se em deixar a questão nesse ponto, mas precisa ajudar a criança a entender: Como seu coração errante produziu um comportamento errado? Como seu coração se desviou para produzir esse comportamento?

Um Exemplo

Um lar onde há duas ou mais crianças. Elas estão brincando e surge uma briga por um certo brinquedo. A pergunta clássica é: Quem pegou primeiro? Esta pergunta deixa de lado questões vitais. ”Quem pegou primeiro?” é uma questão de justiça. A justiça opera em favor da criança que foi mais rápida em pegar o brinquedo. Se olharmos para esta circunstância em termos do coração, as questões mudarão.

Com esse ponto de vista, você tem dois ofensores. As duas crianças revelam uma dureza de coração, uma para com a outra. Ambas estão sendo egoístas. As duas crianças estão dizendo: “Eu não me importo com você ou com sua felicidade. Estou interessado somente em mim mesmo, quero este brinquedo. Ele é a condição para minha felicidade, vou tê-lo e serei feliz, não importa o que isso signifique para você”

Em termos de coração você tem duas crianças pecando. Suas atitudes vêm do coração e direcionam seu comportamento. Isso é sempre verdade!!!

A compreensão disso faz coisas maravilhosas em favor da disciplina. Ela faz do coração o alvo da questão, e não somente o comportamento.

Um passo além

A tese fundamental do livro é: O CORAÇÃO É A FONTE DA VIDA. Portanto “criar filhos” diz respeito a pastorear o coração. Você precisa aprender a educar, voltar-se para o coração, a partir do comportamento visível, expondo as crianças as questões do coração, você deve aprender a envolvê-los e não a reprová-los. Ajude as crianças a verem que a forma como estão tentando aplacar a sede de sua alma é com coisas que não satisfazem, conduza cada uma delas até Cristo Jesus. Busque respostas nas escrituras, a fim de desmanchar o emaranhado de confusão no coração das crianças e desse processo de educá-las.

Muitas vezes, a igreja tentou integrar formas de pensamento bíblico e não-bíblico, procurando responder as perguntas sobre a “criação de filhos”. Esse enxerto produziu um fruto amargo e por essa razão precisamos entender nossa tarefa a luz das escrituras. Precisamos entender que as crianças são afetadas, entre outras coisas, por:

1. Seu relacionamento com as influências formativas da vida;

2. Seu relacionamento com Deus.

Resumo

O comportamento é impulsionado pelo coração, portanto, correção, disciplina, treinamento e toda a “criação de filhos” deve dirigir-se ao coração. Dessa forma é um dever fundamental dos responsáveis olhar além do comportamento, olhar para o coração e se perguntar:

· Qual é a razão de tal comportamento?

· O que está por trás dessa atitude?

· Como posso chegar ao coração dessa criança?

· Quais princípios das escrituras ela está desobedecendo em seu coração?

· Como posso conduzir essa criança a Cristo para que Ele revele a motivação do coração?

Lembre-se também que a hipocrisia foi uma das coisas que Jesus mais condenou em seu ministério, em Mateus 15 e 23, Ele denunciou os fariseus que o honravam com seus lábios, enquanto seus corações estavam distantes Dele, Jesus os censurou como pessoas que limpavam o exterior do copo, enquanto o interior continuava sujo.

Não faz o menor sentido você conduzir as crianças a isso se você mesmo não é conduzido ou não se deixa conduzir a isso. Lembre-se que: O comportamento é impulsionado pelo coração, portanto, cuide-se para que seu coração seja para você fonte de vida.

Nenhum comentário: