Pastoreando o Coração da criança II - O desenvolvimento do seu filho: Influências que moldam


Definação

As estruturas de nossos lares são como formas que moldam aquilo que nelas é colocado. As crianças estão sendo formados e moldados  pelas circunstancias da vida e todas as questões familiares têm impacto profundo sobre o tipo de pessoa que a criança se tornará.

O significado

O significado do termo “influências formativas” não é novo apesar do termo ser. Trata-se, portanto, daqueles eventos e circunstâncias, nos anos de desenvolvimento da criança, que se comprovam catalisadores para tornarem-na a pessoa que ela é. As principais passagens que lidam com esse tema são: Deuteronômio 6, Efésios 6 e Colossenses 3.

                      

Estrutura da Vida Familiar

É um tradicional núcleo familiar? A quantas gerações de pais a criança está exposta? É uma família de duas ou três gerações? Ambos, pai e mãe estão vivos? Qual é a função que exercem dentro do lar? Qual o relacionamento entre as crianças? Qual a ordem de nascimento das crianças? Como a personalidade da criança se mescla com as dos outros integrantes da família?

Valores familiares

O que é importante para os pais?  O que motiva um debate e o que passa sem ser notado? Pessoas são mais importantes que coisas? Os pais ficam mais preocupados por causa de um furo nas calças do uniforme escolar ou por causa de uma briga na escola? Que filosofias e idéias a criança ouviu? Quais são as regras faladas e não faladas? Onde Deus se encaixa na vida familiar? A família é organizada em torno de se conhecer e amar a Deus ou a família está em uma órbita diferente?

Papéis familiares

Dentro da estrutura familiar há papéis que cada membro da família desempenha. Alguns pais estão envolvidos em cada aspecto da vida familiar. Outros pais estão ocupados e distantes das atividades da família. Coisas sutis, tais como quem paga a conta ou quem agenda os compromissos da família, dizem muito sobre os papéis familiares. E o importante é saber que os filhos também têm papéis dentro da família

Resolução de Conflito Familiar

A família sabe conversar sobre os problemas? Elas resolvem os problemas ou simplesmente os afastam? Os problemas são resolvidos com base nas escrituras ou no autoritarismo? Os membros da família usam sinais não verbais? Sammy ficava com raiva e corria para fora da sala do jardim de infância, quando não gostava do que estava acontecendo. O professor chamou seus pais para uma reunião. O pai de Sammy ficou frustrado com a reunião e saiu rapidamente da sala. O professor ganhou uma melhor compreensão do motivo pelo qual Sammy se comportava daquele modo.

Como a família reage ao fracasso

É muito comum que as crianças passem por adaptações em sua coordenação motora durante a infância o que a leva a obter alguns “fracassos” em atividades para as quais sua coordenação ainda não está bem desenvolvida, nesses casos essas crianças são levadas a se sentirem tolas? Zomba-se delas por causa de seu fracassos? A família diverte-se a custa dos membros da família? Há piadas de mal gosto sobre as “inabilidades” de alguém da família?

História Familiar

Outro fator muito importante para se considerar é a história da família. Alguns membros estão nascendo enquanto outros estão morrendo. Há casamentos e divórcios. Instabilidade e estabilidade, dinheiro ou falta de dinheiro, enfim todo histórico da vida familiar é uma influência formativa na vida das crianças e contribuem naquilo que elas serão um dia.

Erros de compreensão das influencias formativas

Há dois erros que ocorrem em relação as influências formativas da vida. O primeiro deles é ver tais influências de modo determinista. É o erro de presumir-se que a criança é vítima indefesa das circunstâncias em que cresceu. O Segundo erro é a negação, ou seja, dizer que a criança não é afetada por sua experiência de infância. Passagens como Provérbios 29:21 ilustram a importância da experiência de infância. Tanto a negação quanto o determinismo são incorretos. É necessário entender biblicamente estas influências formativas.

Os oleiros só podem criar o tipo de vaso que o barro com o qual está trabalhando lhe permite criar. O barro não é meramente passivo em suas mãos. O barro reage ao seu toque. Um tipo de barro é elástico e flexível outro é quebradiço e duro de trabalhar.

A reação das crianças demonstram se a vida delas está direcionada a Deus ou não, pois aquilo que está no coração determina o comportamento.

Um passo além

E com você? Quais são as heranças que lhe influenciam? A forma como você reage no dia-a-dia se parece com alguma atitude de seus responsáveis no passado? Você percebe que sofre influência deles mesmo que não queira? Como você reage diante dessa realidade? Tende a ser determinista ou nega esse fato?

Ao olharmos para nossas vidas podemos perceber que nós, que um dia já fomos crianças, fomos influenciados pelas estruturas da vida familiar, assim os valores familiares, os papéis familiares, a resolução de conflitos na família, a reação ao fracasso e o histórico familiar contribuíram significativamente para você ser quem é hoje, mas lembre-se que é possível que muitas dessas coisas não estejam de acordo com as escrituras, por isso peça para que Deus sonde seu coração e revele quais das influencias familiares, não bíblicas, permanecem de pé em sua vida e as substitua em nome de Jesus.

Perguntas Para Reflexão

1. Quais têm sido algumas influencias formativas mais marcantes na vida de seus filhos?

2. Qual é a estrutura de sua família? Como isso afeta as crianças?

3. O que seus filhos identificariam como valores da família? Quais são as coisas que mais importam para você?

4. Onde estão os segredos do seu lar?

5. Quem é o chefe em seu lar? Existe uma autoridade centralizada, ou sua família toma decisões em reunião?

6. Quais são padrões para a resolução de conflitos? Como estes padrões têm afetado cada um de seus filhos? É necessário alguma mudança? Que mudança?

7. O que constitui fracasso ou sucesso em seu lar?

8. Que eventos tem sido fundamentais na história de sua família? Como esses eventos o tem afetado?  Como tem afetado seus filhos?

9. Você tende a ser determinista no modo como vê a criação de filhos? Consegue ver as crianças reagindo? Como?

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