Adotando métodos bíblicos
DEFINIÇÃO
Não evite disciplinar a criança;
se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a
vara, e assim a livrará da sepultura. Meu filho, se o seu coração for sábio, o
meu coração se alegrará. Sentirei grande alegria quando os seus lábios falarem
com retidão. Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre
ao Senhor. Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua
esperança não falhará. Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo
bom caminho. Provérbios 23:13-19
Ouça o seu pai, que o gerou; não
despreze sua mãe quando ela envelhecer.
Provérbios 23:22
Meu filho, dê-me o seu coração;
mantenha os seus olhos em meus caminhos. Provérbios 23:26
Estas passagens unem dois métodos bíblicos para a disciplina e correção
dos filhos que veremos a seguir.
Comunicação
A comunicação é a arte de se
expressar de formas santas o que se têm no coração e de ouvir completamente e
entender o que o outro pensa e sente. Nesse sentido a comunicação é um dialogo
e não um monólogo. Isso é importante, pois muitos entendem a comunicação como a
habilidade de nos expressarmos, mas nesse caso não se trata de falarmos às crianças
e sim de falarmos com as crianças.
O objetivo é entender o coração da
criança ao invés de simplesmente fazer com que ela o entenda. Tomemos como
exemplo uma criança que tenta se aproximar para dizer algo que esteja em seu
coração. Normalmente respondemos com um desinteressado “hum-hum”, elas rapidamente
aprendem o jogo e percebem que não estamos interessados em seus corações. Anos
depois, o jogo vira e quando queremos conversar elas já desistiram do diálogo
há muito tempo.
Outro objetivo da comunicação é a
compreensão, ou seja, o importante não é expressar seus sentimentos, irá ou
mágoa, mas entender a natureza do conflito que a criança está envolvida, em
outras palavras é entender os por quês que levaram a criança àquilo.
Os tipos de comunicação
A comunicação deve ser multiforme,
abundante e rica em textura. Necessita incluir os elementos descritos no quadro
acima, buscando a melhor forma para agir em cada situação de acordo com
1Tessalonicenses 5:14 e Eclesiastes 8:6, no entanto, a lista do quadro acima de
maneira nenhuma é exaustiva. Vejamos dois exemplos:
Aviso – O aviso
consiste em alertar a criança para um determinado perigo. O aviso é um tipo de
conversa misericordiosa, pois é o equivalente a se colocar uma placa próxima a
uma ponte caída, informando o motorista sobre o perigo. O aviso preserva. Ele é
o esclarecimento de que a atitude “A” leva a consequência “B”, veja alguns
provérbios: 12:24; 13:18; 14:23; 15:1; 16:18; 17:19; 19:15.
Repreensão – A
repreensão censura o comportamento. As vezes uma criança tem de experimentar
seu sentimento de alarme, choque é indignação acerca do que fez ou disse. Por
exemplo: Sempre ensinamos nossos filhos em relação aos limites no falar e ao
passarem um desses limites lhes dizemos: É errado falar assim! Não quero que
fale desse modo novamente! A isso segue-se, é claro, outras formas de comunicação,
tais como instrução, encorajamento e oração.
Uma vida de comunicação
Em 1978, nossa família construiu
uma casa. Enquanto trabalhávamos, falávamos de coisas que faríamos quando
terminássemos de construir a casa. Nos anos seguintes, fizemos uma ampliação,
reformamos o banheiro e a cozinha e estamos nos preparando para mais uma ampliação.
Não falamos mais em terminar a casa. Entendemos que sempre estaremos
readaptando-a. Sempre haverá uma melhoria a ser feita. Construir nossa casa
tornou-se mais que um evento em nossa vida familiar, tornou-se um estilo de
vida! A comunicação é assim!
A comunicação não apenas
disciplina, mas também discípula; pastoreia o coração dos filhos nos caminhos
de Deus e semelhantemente ao ensino de Deuteronômio 6 deve ocorrer ao deitar,
ao acordar, ao levantar, ao andar, ao sentar, etc.
Os custos para esse tipo de
abordagem são muito altos, pois envolve parar o que está fazendo para ouvir a
criança, envolve estar disposto a interagir no momento de abertura que ela dê,
envolve mudar a rotina e até deixar algumas coisas de lado para estar com elas,
mas tudo isso vale a pena! O preço é alto, mas deve ser pago, pois a
paternidade e a maternidade são uma das tarefas mais importantes de sua vida,
faz parte de seu chamado. O quadro abaixo mostra o "controle" dos pais em relação aos filhos, no inicio da vida a influência é baixa e a autoridade alta, com o passar do tempo o quadro se inverte, é nesse momento que os pais que não investiram em uma vida de comunicação ficam perdidos, sem autoridade e sem influência.
Resumo
A
comunicação é o primeiro método bíblico apresentado e tem como objetivo
entender e compreender os corações dos pequeninos que Deus nos confiou. Há
vários tipos de comunicação que devem ser conhecidos e usados nas diversas
situações que se apresentam no dia-a-dia da criação de filhos. O preço da
prática desse método é alto, mas suas recompensas são igualmente valiosas e
algumas não se podem contar.
Para Refletir e praticar...
1. Como você incentiva a comunicação de seus filhos, no sentido deles se expressarem?
2. Você entende a distinção entre o “que” e o “por que” do comportamento?
3. Quais seriam seus custos se colocasse em prática o estilo de comunicação
aqui descritos?
4. Como você ouve o que as crianças dizem?
5. Quais são as questões de santificação que você teria de tratar, a fim de
conduzir seus filhos nos caminhos prescritos nesse estudo?
6. Em última análise, a comunicação é um reflexo do coração. “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o
homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca
fala do que está cheio o coração". Lucas 6:45. Das questões que “o coração está
cheio” quais causam impacto em sua habilidade de comunicar-se?
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